quarta-feira, 26 de novembro de 2014

daqui a muitos e muitos anos, vamos rir-nos disto, tenho a certeza

Chegámos a casa com as miúdas, num só carro. O meu foi para a oficina. Gostava de ser americana e dizer "my car is in the shop", em inglês fica sempre tão bem. Comecei a preparar o jantar, o Daniel tratou das miúdas. Aqueci a sopa da Teresa. Ele deu. Vestiu-lhes o pijama depois de as lavar e foi apanhar roupa. Reparei que a ricota para o molho estava estragada e ele teve que sair para comprar, porque eu já não tinha nada que substituísse e o jantar estava quase pronto. A Bárbara ajudou-me a fazer o jantar. A Teresinha desligou o telefone de casa, espalhou os dvd's, os sapatos, os casacos, os brinquedos, os livros, as chaves e os carregadores. Despejou-me a bolsa, espalhou as palhinhas e tentou comer uma cebola com casca. O Daniel chegou e foi brincar com elas. Acabei de fazer o jantar, pus no forno a gratinar, pus a mesa e depois fomos jantar. A Bárbara começou a chorar. Não gostava daquele queijo (o mozarela), queria do outro queijo [o parmesão], não gostava de cogumelos, não gostava de tomate, não gostava de "côve" [era manjericão], não gostava de massa, pronto. Levou sermão e missa cantada e começou a comer. Enquanto isto, a Teresa chorava e choramingava e demos-lhe um pão para ir mordendo. Estava perdida de sono. Após o jantar, a Bárbara viu as músicas de dormir [há duas muito giras, depois de A Casa do Mickey Mouse, no Disney Junior], foi lavar os dentes e fazer xixi. Tentamos contar a história do Pedro e o Lobo algumas vezes, porque a Bárbara tinha frio, porque tinha fome, porque eu não estava a segurar bem no livro, porque eu não dei a entoação certa. À 4ª, depois de ameaçar que não haveria história, consegui. Apagámos a luz, já a Teresa dormia [sem chupeta], e a Bárbara também adormeceu de imediato. 

Preparámos mais umas coisas e fomos ver um filme, mas ao fim de 10 minutos já estávamos a cabecear. Dei o dream feed à Teresinha, pus a Bárbara a fazer xixi. Era meia noite. A Teresinha despertou. Passados 20 minutos, sossegou. 
Às cinco e dez da manhã acordou, queria conversa. Tentei adormecê-la em vão. Às seis mandei as teorias às urtigas, levei-a para o meu quarto, onde ela virou, rebolou, palrou até adormecer, com a cabeça na almofada do pai, ele todo encostadinho na beira da cama, ela na diagonal, com os pés no meu peito. Às seis e meia ouço baixinho "mamã, mamã!" Hmmm? "Quero fazer xixi!" Penso, boa, pediu! Levo-a à casa-de-banho e ela volta para o quarto. Volta para trás e diz "queres vir comigo para a minha cama? É muito boa!" Fui. Deitei-me e caramba, é mesmo boa. Disse-lho e ela respondeu "ainda bem, mamã". Adormecemos.

O Daniel acorda-me. "São oito e um quarto!" Levantei-me a correr e tomei um duche rápido. A Bárbara a dormir que nem uma pedra. Primeiro dia de colégio depois de 5 dias em casa. Tentei a bem, até que depois tive que a agarrar para a tirar da cama. Começou o choro aos berros. Vesti-a, ela sempre a berrar. De vez em quando parava de chorar para bocejar [dava-me tanta vontade de rir]. Consegui que se acalmasse, que lavasse os dentes, e que tomasse o pequeno-almoço. Vesti-me, agarrei no computador, nas chaves, na bata, nos casacos, no saco da Teresa. Penteei-a. A chupeta! Vestimos-lhes os casacos [a Teresa dá muita luta], vestimos os nossos casacos e abalámos. Ligámos para o colégio a avisar do atraso. No carro senti uma fome brutal, não tinha tomado o pequeno-almoço. Deixei o pai e a mais velha, abalei com a mais nova, deixei-a na minha mãe. Fui a casa, tomei leite e comi o meio pão que sobrou. Estendi uma máquina de roupa [tenho que encher menos a máquina], peguei no telemóvel que me tinha esquecido e desci. Quase que adormecia no elevador, juro. 

Abanquei num shopping a trabalhar, acho que aqui não adormeço. Escrevo este post. Já tomei um café, mas apetece-me outro. E talvez outro. Tenho saudades das miúdas. Eu e o pai nem demos um beijo de bom dia. Tenho tanto, tanto trabalho atrasado. Não faço ideia do que vai ser o jantar. Vai ser um longo dia. Vejo a Zara daqui e apetece-me entrar. Vejo as pessoas descontraídas e também queria sentir-me assim e não esta pilha de nervos. Esta dor de barriga. Oh God. 

Vai correr bem. I can do this. Ainda estão aí?

11 comentários :

  1. Sim. Depois disso tudo tens saudades das miúdas???? ;)

    ResponderEliminar
  2. Agora respira!
    Tem um bom dia e relaxa para recuperares as energias.
    Vai lá à Zara dar uma voltinha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sim! Não tenho remédio, eu sei. :) Elas dão que fazer, mas são tão fofinhas. Tenho a certeza que este partir pedra vai dar os seus frutos, tenho a certeza que sim!

    ResponderEliminar
  4. Yap!
    Sabes, Sara, acho que esta aflição, esta sensação de aperto em relação ao trabalho é própria de quem trabalha assim, "por conta". Identifico-me tanto com este sentimento. Estou sempre a pensar "tenho tanto trabalho" e parece que ele nunca acaba, e depois quando está tudo feito, parece "que nunca mais tenho que fazer" e é assim este sentimento continuamente...
    Mas vá, claro que dará bons frutos, trabalhas para isso, e claro que tens saudades, são as tuas meninas, as tuas princesas e até aposto que quando chegas ao carro, sozinha, já estás com saudades... não é?

    ResponderEliminar
  5. Só tenho uma filhota... mas já estou a ver o que um dia me esperará! ;)
    Força! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é o que eu digo, um dia vamos rir-nos disto! Sobretudo quando elas começarem a pensar em namorados, vamos dizer "ai era tão bom quando elas eram pequeninas!" :)

      Eliminar
  6. Sim! E essa novela mexicana conheço-a bem. Viva a montra da Zara! E repara que, quem olhe para ti tão compenetrada a escrever, tão put together, não imagina... Cada um tem os seus dramas, todos temos e lá nós vamos safando e tu também, olha a Barbara que é um amor (quando não chora) e o pai um querido?!
    Beijinho!! Estamos na luta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! E ainda que não pareça sou muito agradecida que os meus dramas sejam estes. Mas que desgastam, oh se desgastam. Sinto que não há corrector de olheiras que me valha, eu dou por mim a "ir ali só ao carro buscar uma coisa que me esqueci", só para ter um pouquinho de silêncio. Mas adoro esta minha pequena família, e caramba, quando não estão em modo birra é uma delícia. Beijinho!

      Eliminar
  7. Há dias assim... Espero que hoje tenha sido um dia melhor :)

    ResponderEliminar