terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estes dias

O forrobodó que tem sido cá em casa. 
As birras estão a voltar. Com o fim do ano lectivo as rotinas também se desviam. São onze horas e a pequena dorme, o que quer dizer que não vai haver sesta, o que quer dizer que lá para as sete da tarde está perdida de sono, o que quer dizer que provavelmente já não vamos poder dar um passeio depois do jantar.
Mas é suposto ser assim, daqui a um mês voltamos aos horários rígidos e até vamos sentir saudades destes nossos dias. 
O desfralde vai entrar em força, ela está mais do que preparada. Nós é que temos que arranjar coragem.
E uma nova fase, a dos medos. Ela verbaliza, diz que tem medo e eu acho bom. Porque assim podemos sossegá-la e dizer "o papá está aqui", "a mamã está aqui". Claro que a hora de deitar torna-se problemática. É preciso fazer a vistoria ao quarto, certificar-nos de que não há monstros atrás da porta, ou dentro dos armários ou mesmo debaixo da cama. E pulverizar o quarto com o spray-anti-monstros (é o inalador da água do mar, o da girafa). Finalmente, e apagada a luz, damos a mão por uns minutos até ela se sentir minimamente segura para que eu possa sair do quarto e deixá-la adormecer. Muitas vezes tenho tido que voltar e dizer da porta "tranquilinha, tranquilinha", até que o sono (o dela) vença. Continua a dormir a noite inteira, o que é muito bom, faz-me pensar que esses medos ficam de alguma forma resolvidos durante o dia.
Não tem a mínima noção de que vem aí um irmão ou uma irmã. Perguntamos-lhe uma vez se queria ter um mano. Disse que não. Vê a minha barriga crescer, mas não lhe desperta ainda curiosidade. Aponto e pergunto o que é. Diz-me que é o "bigo". 
Quanto a mim, a nós os grandes, estamos mais tranquilos. E ontem sorri tanto, respirei fundo ao ouvir o coração do bebé. Nem sempre os enjoos têm aparecido por estes dias, o que por um lado é bom, mas por outro, a presença deles tem qualquer coisa de tranquilizador, de está-a-evoluir. 
Tudo vai indo, como este Verão tímido. Aos poucos aos poucos. Um dia de cada vez.




1 comentário :

  1. Ela ainda é pequenina...só vai perceber o que é um irmão quando tiver cá fora e até pode ser que corra muito bem. Não é o meu caso, tem sido complicado com o pequenino...aproveita e saboreia os dias sem rotina de horários :)

    ResponderEliminar