quinta-feira, 13 de junho de 2013

B love


A Bárbara, no alto dos seus 2 anos, está mais faladora do que nunca. Sabe bem o que quer, di-lo à sua maneira cada vez mais articulada, já faz uma boa conversa. Também nos entende melhor, respeita, acata, e já vai sabendo o que lhe é ou não permitido. Tem sido muito bom este caminho. Noto também maior uma grande cumplicidade entre nós e ela. Sente que assim como a educamos, também a protegemos. Damos-lhe as escolhas possíveis, e a liberdade possível. Não é tudo perfeito, mas o caminho faz-se caminhando. 
Evito ao máximo expô-la a situações que tenho a certeza que a vão deixar no limite da tolerância, como ir às compras depois de ir buscá-la ao infantário, sobretudo se ela já estiver visivelmente cansada, ou privá-la das sestas. O respeito tem que ser mútuo e temos conseguido um bom equilíbrio entre as nossas necessidades e as necessidades dela. Custa bastante às vezes cortar-lhe o barato, saber que está absorvidíssima a ver a Baby Tv, ou a fazer um desenho, e ter que a "raptar" para dormir. Mas mal a deito na cama e ela adormece redonda, sei que foi o melhor. Os acordares nem sempre são fáceis, ela já pede mais cama, já não é a primeira a acordar. Depois não quer ir ao pote, nem tirar a fralda, nem nada. É uma luta logo pela manhã. Assim que lhe passa a neura transforma-se na menina mais meiga e alegre. A casa fica muito vazia assim que ela sai com o Pai para o infantário. Fica silenciosa e quieta, sem as correrias, as traquinices e o riso. Sem querer ser uma drama queen, também eu assim fico por dentro, um bocadinho mais silenciosa e quieta.
Há pouco fui deitá-la e rimo-nos tanto. Ela queria que eu me deitasse ao lado dela, e eu disse que não, que era hora de a Bárbara dormir, ela insistiu várias vezes e eu disse "mau!". Ela riu-se com tanta vontade que foi impossível não me rir com ela. E depois começou a dizer coisas engraçadas e perdia-se de riso. Mal apaguei a luz ela rabujou uma vez e adormeceu. E eu estou aqui farta de me rir sozinha com a cena, foi um bocadinho tão bom, foi um terminar de dia maravilhoso com uma coisa tão, tão simples e tão cheia como o simples riso da minha pequenina. 

2 comentários :

  1. I konw how it feels... Mini Mig agora está maravilhoso e foi de fim-de-semana com o pai. Agora, só no Domingo. Silêncio sepulcral em casa... até fecho a porta vê-lo assim, desabitado...

    ResponderEliminar
  2. São apaixonantes os dois anos. E vê-los rir assim, é delicioso.

    ResponderEliminar