quinta-feira, 21 de março de 2013

Na minha cozinha #2

Hoje foi um dia tão tramado, mas tão tramado que quase nem consegui comer. 
A Bárbara aproxima-se perigosamente dos terrible two e hoje não deu tréguas, foi birra atrás de birra. Por tudo o que possam imaginar. Nem quero esmiuçar o assunto que fico logo com uma bola dura no lugar do estômago. Excepcionalmente não tinha nada pensado para o jantar, por isso lá tive que puxar pela cabeça e desencantar um prato simples e rápido, massa com atum, azeitonas, tomate e alcaparras. Mas não é desse que quero falar hoje. A pedido da Marta vou contar sobre a receita da Nigella, a dos 15 minutos.
A minha amiga S. emprestou-me em tempos um DVD da Nigella Lawson e eu fiquei absolutamente maravilhada com a descontracção dela na cozinha, o javardanço mas o prazer com que prova os pratos, a forma como fala das cores dos ingredientes. Mas não me lembro se este prato era do DVD ou se já era de algum dos seus programas de televisão. Anyway. São lombos de salmão com bacon e puré de ervilhas. Se forem como eu, torcem logo o nariz ao puré. Uma vez fiz uma sopa de ervilhas que foi um fiasco, de tão enjoativa. Mas resolvi dar uma segunda oportunidade e ainda bem. E então é assim que se faz: grelham-se cubinhos de bacon na própria gordura, até ficarem estaladiços. O cheirinho é indescritível de bom. Pôr de lado e resistir muito à tentação de não ir lá picar. Depois. Cozer dentes de alho com a casca, retirar da água, descascar, voltar a pôr na panela e juntar as ervilhas, que demoram pouquíssimo tempo a cozer. Entretanto grelha-se o salmão, 1 minuto de um lado e três minutos do outro. Pôr o salmão num prato e em cima colocar os cubinhos de bacon. Depois, escorrer as ervilhas e o alho, juntar creme fraiche, manteiga, pimenta e sal q.b. e fazer puré com a varinha mágica. É só isto. 
No dia em que fiz isto demorei 15 minutos certos. Desde então percebi que era possível comer bem e rápido. E uma bela maneira de comer ervilhas.



Facebook do Vestido, aqui. 

2 comentários :