sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O choro da minha filha

Uma das coisas que me apoquenta verdadeiramente desde há uns dias, é o comportamento da minha pequena. Há dois dias a minha mãe foi buscá-la ao infantário e ligou-me a dizer que ela vinha muito aborrecida e que acabou por adormecer no carro. Quando ma trouxe a casa, a B. vinha de facto irritada e chorosa. Não era aquele choro de "telha". Era um choro descontrolado, desesperado. Fui imediatamente ver a caderneta, para saber como tinha dormido, comido, etc. Tudo bem, mas tinha um recado a advertir sobre a falta da bata. O uniforme é obrigatório e a Bárbara foi dois dias sem bata porque ainda só tem uma e tive que a lavar. Estranhei a frieza do aviso, nada característico da educadora nem das auxiliares. Eu não sou de minhocas, mas achei que uma coisa poderia estar relacionada com a outra. 
Nessa noite, a Bárbara dormiu mal. Chorou toda a noite, mas chorou a dormir. Resolvi acampar no quarto dela, e só acalmou já quase de manhã. Nesse dia, foi calada no carro, no trajecto para o colégio, coisa rara nela. Deixei-a a chorar no infantário. E com bata. 
Hoje dormiu bem, mas de manhã a história repetiu-se. O caminho todo triste e calada, e lá, um choro como não vi nos primeiros dias. Vim embora muito triste, mesmo que me tivessem assegurado que era apenas uma fase. Não é o que me diz o meu coração. Eu não sou de me impressionar à toa. Se for uma fase, respiro fundo, aguento. Se não for, não sei ainda o que fazer. Seja o que for, venha o que vier, estou cá, contentora dos choros da minha filha, abraçando-a com asas gigantescas e protectoras.

6 comentários :

  1. Não sei se será uma fase ou não, mas se não é isso que te diz o coração ouve-o bem. Eu prefiro sempre equacionar todos os cenários, mesmo que me digam que sou tola, do que ser apanhada desprevenida. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Não sei qual é o colégio mas revi-me nessa angustia.. está a passar-se o mesmo cá em casa! Começo a questionar-me...

    ResponderEliminar
  3. Espero que seja mesmo uma fase e não algo diferente.

    Um grande beijinho e para ti e um com muito mimo para a B.

    ResponderEliminar
  4. Oh linda...é tão angustiante ter o pressentimento que algo não está bem com os nossos meninos...há dias que sinto que o meu está triste e depois fico com sentimentos de culpa a pensar que estou a falhar em algo...o meu também anda num colégio e às vezes também tenho assim recados na caderneta do género: "Faltam tolahitas....falta isto ou aquilo..." É que o valor que eu pago dá para comprar 1 Kg delas! Enfim...pode ser só uma fase da tua princesa...

    ResponderEliminar
  5. Se o problema persistir, tenta ficar um pouco a observar a sala, passando despercebida, antes de ires embora ou antes de ires buscá-la.
    Não sei que idade tem a tua filhota mas a Mum's The Boss (se não estou em erro) sugeriu brincar às educadoras ou aos amiguinhos (a filha faz de educadora ou amiguinho do infantário e tu farias de tua filha) e, assim, ficar a conhecer o dia-a-dia do infantário.

    A minha mãe diz que houve uma altura em que eu, que sempre fui toda alegre e contente para o infantário, comecei a chorar sempre que lá chegava. As educadoras diziam que era uma fase eque no infantário tudo corria de feição mas ao ver a fase a durar muito tempo a minha mãe resolveu ficar à espreita sem ninguém saber e descobriu que um menino me batia! Ao confrontar as educadoras estas disseram que não precisavam de intervir porque as crianças eventualmente se entenderiam!!! Escusado será dizer que a minha mãe ficou possessa e não se deixou ficar por ali!

    Espero que não seja o caso e que essa fase passe depressa.

    ResponderEliminar
  6. Curiosamente hoje tudo voltou ao normal. Ficou a rir, tranquila a dizer adeus. Talvez lhe faltassem dois dias intensivos a três. :-)
    Beijinhos e obrigada a todas

    ResponderEliminar