terça-feira, 30 de outubro de 2012

A primeira reunião de pais da minha vida

Ontem foi dia de reunião no infantário. Eu, que não fui à primeira, à que fizeram logo no início do ano, estava em pulgas para conhecer o espaço onde a pequena passa os dias, saber o que ela faz lá.
Claro que tem que haver sempre um pai revoltado e zangado com alguma coisa. Já me tinham prevenido para isso. E de facto, eles andem aí. Mas gostei de ver que a educadora estava bem preparada para lhe responder, com sucessivas chapadas de luva branca até ele desistir. Adiante.
O que eu adorei ver a salinha da B. O autocarro que nós decoramos está lá pendurado, o lugar dela no grande círculo onde cantam a canção dos bons dias, os pequenos trabalhos que foram feitos, e até um slideshow com fotos deles nas suas actividades. E é giro ver como 18 miúdos reagem de maneira tão diferente às mesmas coisas. Havia uma fotografia de um, já quase com 2 anos, sentado numa espreguiçadeira de baloiço. Rimo-nos imenso quando a educadora disse que ele todos os dias começava por se sentar ali, era a sua forma de começar o dia, não era logo a socializar. E outra foto da minha filha a chorar quando tocou pela primeira vez na digitinta. 
Saí de lá muito satisfeita com o que vi e ouvi. E com a certeza de que fiz o melhor. Mesmo que ontem a tenha ido buscar ao meio-dia com febre. Ela anda cuidada, feliz, e a progredir a olhos vistos. A minha pequena está lá muito bem entregue. Well done!

4 comentários :

  1. :)

    Eu não tenho paciência para Pais against the world, confesso. Quem está mal, muda-se. Anos mais tarde, serão esses Pais que vão à escola insultar o director de turma porque o menino tem negativas e é um índio. É a minha opinião quando ouço essa espécie a reclamar porque o menino chegou a casa assim ou assado...

    É uma tranquilidade saber que ficam bem entregues.

    Beijinho

    E, btw, este teu blog está cada vez melhor ;)

    ResponderEliminar
  2. Epá... eu sou das que reclamam mas tento controlar-me!! Mas por exemplo não acho normal que a minha filha aparece semanalmente com alguma dentada e hoje não achei muita piada a que a "comprassem" com um chocolate porque ela não queria ficar (ainda para mais quando ela tem estado com diarreia)... engoli em seco e tentei não fazer muito barulho mas nem sempre isso acontece e também não quero ter fama da mãe refilona :(

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Princesa! E quanto aos reclamadores, tens toda a razão. Normalmente são pais de futuras nulidades.


    Insolente, reclamar não faz mal nenhum desde que não se faça just for fun, mas sim sobre aspectos válidos. Afinal, é nosso dever assegurarmo-nos se os nossos filhos, que entregamos todos os dias para serem cuidados, o estão a ser efectivamente.
    Agora, para pais que interrompem as reuniões sucessivamente só para chatear, não há pachorra. Nunca reparaste que são sempre os mesmos pais a falar?

    No caso das dentadas, a educadora da minha filha avisou-nos que isso poderia acontecer. É uma das formas de os miúdos se relacionarem (!). Agora, se a minha filha aparecer toda mordida, evidentemente que digo alguma coisa, assim como se souber que ela morde, tenho que tomar também alguma medida.
    Quanto a comprarem-na com um chocolate, se calhar não está certo. E cabe-te pôr aí algum limite, e estar atenta, porque a meu ver isso não é uma atitude correcta. As educadoras/ auxiliares devem saber fazer melhor que isso.
    E uma coisa é ser mãe refilona, outra coisa é ser mãe atenta. :-)

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu acho que os meus motivos são sempre válidos :) mas inicialmente no 1.º ano achei os pais muito passivos. Desta última reunião optei por estar calada e reparei que 2 ou 3 pais "reclamaram" sobre aquilo que ia dizer... sobre o chocolate não vou dizer nada por agora porque foi a 1.ª vez mas é engraçado que os miúdos sabem sempre e demonstram com quem gostam de ficar... e com esta educadora, a baby não quer mesmo ficar :)

    ResponderEliminar