sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Turista na minha cidade





Há uns meses atrás, precisamente no dia em que a B. provou a sua primeira maçã, os meus pais convidaram-nos para irmos experimentar o teleférico do Cais de Gaia, que vai até à Serra do Pilar.
Eu ando com um estranho medo de alturas, mas não consegui resistir e claro que não me arrependi. Sou irremediavelmente apaixonada por esta paisagem, desde que me conheço, conheço-a em todos os tons possíveis. Vê-la assim do alto, num dia lindo como o que estava, com a minha família, na minha nova condição de mãe, e assim desta forma tão inesperada, fez-me engolir em seco várias vezes. E fez-me sentir que às vezes não conheço bem a minha própria cidade. Conheço as ruas, os sítios, oriento-me quase de olhos fechados, mas nunca subi a Torre dos Clérigos, nem andei de eléctrico pela Foz ou atravessei o Douro de barco.
Quando chego a uma cidade nova, uma das primeiras coisas que faço é meter-me num city tour bus para ter uma visão geral. Quero conhecer cada canto, cada museu, cada ponte, cada monumento. 
O mesmo acontece em relação à minha cidade, mas parece que nunca consigo arranjar tempo para isso. Acho que está na altura de o remediar. De mostrar à B. tudo o que me fascina. De ser turista na minha própria cidade.

Sem comentários :

Enviar um comentário