quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sonos

Cá em casa dorme-se mal, mas tão mal, que andamos desesperados. O cansaço acumula-se, a paciência e a tolerância esgotam-se, a irritação cresce. As noites inteiras a dormir afinal são coisa rara.
Esta noite achei que ia enlouquecer. A B. adormeceu normalmente, mas mal me deitei e o corpo começou a relaxar, acordou aos gritos. Nestas alturas vamo-nos revezando nas tentativas de a adormecer, mas acabo por ser eu a mais desfalcada nas horas de sono e ontem ela acabou por vir (mais uma vez) para a nossa cama.
Estava deitada no escuro com ela, que se agitava, esperneava, tirava a chupeta, metia a chupeta e pelo meio dizia "tituá", e a agarrar-me fios de cabelo, a dar-me cabo dos nervos, e eu a ficar cada vez mais desesperada e mais desperta, quando o que eu mais precisava era de dormir. Estava prestes a explodir, transbordava de ansiedade. Eu sem dormir não funciono. Ninguém funciona. Exausta da coboiada, fartei-me e ralhei com ela, e logo a seguir veio a maldita culpa, tão colada às mães, quase nos corre nas veias. E mil perguntas. Mas depois de ralhar ela acalmou. Penso que ficou assustada, com medo de mim, medo da própria mãe. O sentimento é tão insuportável, queria remediar, mas não podia dar parte de fraca. E com a voz mais firme e baixinha que consegui fazer, disse "pronto, vá, dorme pequenina, shhh, shhh, shhh". E ela dormiu. Eram 4 da manhã, enxotei o pai para o sofá com a minha irritação, olhei para ela, tão pequenina e enroladinha, e antes de conseguir levá-la para a cama dela, adormeci eu também, exausta, triste, muito vencida, muito incapaz. 
Pela manhã foi bom o reencontro, mesmo que ainda nos sintamos muito cansados, com beijos e sorrisos, sem zangas. Conversámos sobre o que fazer. Reconhecemos que a responsabilidade de como a B. dorme é nossa e que não podemos continuar a cometer (sempre) os mesmos erros, mas mais importante, tomamos decisões de mudança. E se estivermos os dois em sintonia, em modo "I'll cover you", é mais fácil. Ou menos difícil.

Sem comentários :

Enviar um comentário