quinta-feira, 30 de agosto de 2012

:)


Há muito que as pessoas questionavam "Ela ainda não anda?". A minha avó F., que é de pressões, já não perdoava "Os meus filhos andaram todos ao ano, a tua mãe foi com 11 meses!". 
Sempre encolhemos os ombros e brincamos. Eu comecei a andar com 9 meses, o pai com 15 e ambos nos seguramos nas pernas. Até agora, a pequena ainda não falhou nenhuma etapa. Ou não fosse ela uma Textbook baby, segundo o quiz da Tracy Hogg (Secrets of the Baby Whisperer). Mas nós nunca pressionámos para nada. 
Certa vez, em conversa com a mãe de uma bebé mais velha um mês do que a minha, percebi que a principal preocupação da senhora era que a filha fosse constantemente estimulada para ser a melhor, a mais inteligente, a mais ágil. Aquilo pôs-me a pensar se eu não seria demasiado relaxada. Eu nem sequer sabia aquela cantilena da "galinha pôs o ovo", e quando aprendi para depois ensinar à B. ela disse-a em três tempos, com o gesto. Às vezes fico uns dias sem dizer nada e lá vem ela, com o dedito na mão e diz "páttiii". Mas olho para a minha bebé e vejo que é simpática, espontânea, esperta, curiosa, feliz. E, ao fim e ao cabo, eu também ando a aprender. Mas acho que as coisas acabam por surgir naturalmente e nós cá em casa divertimo-nos muito. 
Tudo isto para dizer que a minha Cuquinha-mais-fofa-da-mãe aprendeu hoje uma coisa muito importante. A andar! Foram dois, três passos, num momento que me ficará gravado para sempre, não só pelo acontecimento em si, mas pela confiança que teve para os dar. Hip hip. Hurray!

11 comentários :

  1. Sara, que blog tão giro! Não conhecia! :))
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por mais esta etapa.
    Parece que queremos que cresçam depressa e depois temos pena de já terem crescido. Eu sou mais apologista de saborear os momentos. Nunca gostei das comparações de tudo e mais alguma coisa. Principalmente dos percentis. O meu bebé está no percentil 75, o meu no 90... e eu caladinha. Os meus bebés não chegámos ao percentil 5. Ficavam muito abaixo. Nem existia o seu percentil. A pediatra sempre os acho saudáveis. São ágeis, inteligentes, com excelente capacidade motora e intelectual. Mas são canininhos... como nos. E parem lá com as comparações, tá bem?
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. É uma emoção muito grande mesmo! :-)

    ResponderEliminar
  4. que linda!!!! A partir de agora vai correr a casa toda...
    Beijinhos... até já (quase quase)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Kiki! É a minha outra "criança"! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Valsita, estou ansiosa por te ver.
    Até correr a casa toda ainda deve demorar. Foram só três passinhos. :-)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela conquista! Sabes, tambem chamo cuquinhas ou cucas ao meu Francisco :)!

    ResponderEliminar
  8. Paula, eu também não vou em comparações. Se algo se passasse com os nossos bebés, nós saberíamos, verdade? :-)

    ResponderEliminar
  9. Princesa e Magui, muito obrigada! :-)

    ResponderEliminar