terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bah

Foi ontem a apresentação do projecto final do curso de Design que andei a tirar no último ano e meio. Com a devida interrupção para a minha princesinha nascer, pois claro. 
Esperava mais deste dia, por ser o último dia. Mas foi mais uma... palhaçada, vá. Para ser simpática. 
Para começar, não havia nenhuma sala disponível. E então resolveram que apresentaríamos os trabalhos numa aula que estava a decorrer, por sinal do mesmo curso que tirámos. Pensámos nós, os formandos, que seria uma mais valia para os nossos colegas que estavam mais atrasados e que poderiam aprender alguma coisa connosco.
Foi então que uma das formadoras nos disse da maneira mais pedante que possam imaginar, que tínhamos apenas dois minutos para apresentar e que dois minutos já seriam muito, porque estávamos a interromper uma aula (WTF? - Parte I). 
Se não fossem os colegas a incentivarem-se uns aos outros, acho que toda a gente teria virado costas. Pelo menos eu tive essa vontade, e de que maneira. E isto é apenas o reflexo de como o curso decorreu. De uma forma incoerente. Supostamente, nas apresentações de trabalhos, deveria haver um júri. Nunca aconteceu, e a única vez que fizeram essa tentativa, chamaram a secretária do centro de formação para apreciar os nossos trabalhos (WTF? - parte II). 
A formadora pedante foi com quem, infelizmente passamos mais tempo. Num dia estava chateada, no outro dia estava cansada, no outro dia estava desanimada e no outro dia estava esmorecida, e no outro dia estava ressacada e no outro dia estava eufórica, e no outro dia detestava bebés, e no outro dia já dizia "já viste Sara, as coisas fantásticas que podes fazer para a tua bebé?". Ora bolas, não paguei 3000 euros (leram bem), para isto. Nem para chegar ao dia da apresentação e vomitar em dois minutos o que fiz no último ano e meio.
Outra coisa que me desgostou e que até me tirou o sono, foi a forma como ela tratou um dos meus colegas. Foi dos que mais se esforçou, porque trabalhou muitos anos como impressor e teve que puxar muito pelo seu lado criativo e esquecer um bocado a faceta vá, "mecânica", ou "funcional" de um trabalho. E quando vi o resultado final fiquei muito orgulhosa dele e pensei que talvez agora, com mais esta ferramenta, ele pudesse voltar a abraçar o trabalho que mais o apaixona. Anyway, ele levou um caderno impresso com o maior brio, com o maior cuidado. E a pedante despedaçou-o em três tempos "Isto não é um portfólio!!!"
Giro, giro, foi ver a pressa com que ela nos despachou a anteceder a calma com que fumava o seu cigarrinho cá fora. (WTF- Parte III)
Muito sinceramente não sei o que faça. Denuncio-a? Por causa dela já vi colegas desistirem do curso, e eu própria passei por algum desânimo, sobretudo quando tinha que ir para as aulas dela.
Tenho sempre aquele receio meio covadorlas de dizer alguma coisa e depois ver a minha nota prejudicada e até o estágio em risco. Mas por outro lado não me sinto nada bem com isto. Está mesmo a custar-me engolir isto, estou muito incomodada. Acho que pessoas como ela não devem estar em salas de formação, sobretudo quando vão para lá de trombas, enrolar cigarros e deixar-nos a olhar uns para os outros. 
A senhora desenha muito bem? Desenha. Mas ensinar, não ensina. Arrasa com os alunos, ignora outros e  inunda as aulas de muito más energias. Depois arma-se em fixe e fala de guitarradas e de copos. 
Estou um bocado farta de crianças grandes. É que eu, literalmente, não me inscrevi para isto.

3 comentários :

  1. wtf?????????? mas tá tudo doido??? oh por favor!!! bem sei o que é andar a trabalhar pra depois a montanh parir um rato. claro que me apetece dizer DENUNCIA E JÁ, mas também ando nas lides académicas e bem sei que esta gente pode bem dar-nos cabo da vida. que tal perguntares aos outros ceolgas se estão contigo? em grupo sempre vos dá mais força e torna a coisa mais credível... bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que ceias denunciar, mas realmente concordo que se for em grupo tem bastante mais força.
    3000€ é muito dinheiro mas nem que fosse de graça essa senhora tinha o direito de estragar as horas das pessoas!
    Sempre podes por uma questão de precaução deixar sair a nota e denunciar a seguir, embora isso possa sugerir que uma coisa está ligada à outra...
    Mas não deixes passar isso em branco!

    ResponderEliminar