sexta-feira, 7 de outubro de 2011

B de brincar

A minha little B. não pára de crescer, e espertalhaça como está precisa de cada vez mais estímulos quando está a brincar. Já não lhe chegam os penduricalhos da espreguiçadeira, o coelhinho branco tem mais serventia à noite, porque ela gosta de se agarrar a ele para dormir, e o tapete de actividades que tem um espelho e uma roca está sempre a ser conspurcado pelas senhoras gatas cá da casa, que adoram fazer daquilo um lugar para repousar.
Recorri ao simpático Ikea para comprar algumas coisas que eu espero que sirvam para termos umas horas bem passadas. Há que puxar um bocado pela cabeça e tentar ser mais criativa nas brincadeiras em vez de gastar balúrdios em brinquedos xpto, para depois eles preferirem brincar com a caneta e com o porta-chaves.
Vai daí, e em vez de um tapete de actividades, com cores e sons que lá havia e que constatei que afinal tinha só um guincho que saía do nariz dum animal qualquer, comprei esta manta para espalhar brinquedos interactivos e para a piquena se espraiar, rebolar e para eu lhe fazer umas belas de umas cócegas, deitar-me com ela a contar histórias, e por aí fora. Tem uns bonecos muito giros, nada cheesy, as cores são uma delícia, e além disso tem duas faces.



Como ela ainda não tinha um mobile, resolvi comprar-lhe este, achei-o uma ternura. Não tem mariquices nenhumas, mas ela adorou, sobretudo a flor do meio.



Por fim, e porque gosto muito de conversar com ela (e ela comigo), adoro contar-lhe historinhas, algumas sem nexo nenhum, mas who cares?, e ela ri-se imenso com as nossas caretas, responde muito bem, com gritinhos, e outros sons cada vez mais diversificados, trouxe estes fantoches de animais da selva. Dá para ilustrar algumas histórias, inventar tantas outras e é giro ver ela a pegar-me no dedo e tentar comer o tubarão. É cá uma valentona!


Qualquer dia compro-lhe mais um set de fantoches, se sobreviverem uns anos, ela mais tarde vai poder criar as suas próprias fantasias. 
Penso que o importante, mais do que a quantidade ou qualidade dos brinquedos, é ter disponibilidade para as nossas crianças. Muitas vezes temos que dividir o tempo entre mil e uma coisas, mas acho que se o tempo que passarmos com elas for de qualidade, de certeza que vão crescer felizes.
E é tão bom voltar a brincar. E se for para levar com uma dúzia de sorrisos "daqueles", ainda vale mais a pena.

4 comentários :

  1. Ótima idéia!!
    Depois diz se resultou... (para poder de imitar) lol :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei os bonecos de dedinho. Que coisas lindas!!! Vou copiar :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. não podia concordar mais com este post... A Gabi tem montes de brinquedos mas pq ofereceram... acho q euzinha só comprei um... mas ela adora, mais do q os brinquedos, as conversas c a mamã, as brincadeiras com o papá, as historias, etc...

    ResponderEliminar
  4. Ao fim de dois dias posso constatar que foram boas compras. Noto, no entanto, que ela já quer meter tudo à boca, por isso vou ter também que investir em brinquedos que dêem para morder. Deram-lhe uma roca muito engraçada mas um bocado pesada, ela larga-a logo. Mas isto é uma aprendizagem, há que ir por tentativas!

    ResponderEliminar